O termo ESG é uma sigla em inglês para Environmental (Meio Ambiente), Social (Social) and Governance (Governança). O conceito, surgiu há quase 20 anos com a publicação em 2004, do documento “Who Cares Wins”, na tradução literal – “Quem se preocupa ganha”, criado pelo Pacto Global da ONU em conjunto com o Banco Mundial, onde 50 das principais instituições financeiras do mundo refletiam sobre formas de integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
Abaixo, explicamos o que cada uma das palavras significa:
Mas, qual é a correlação entre ESG e o Terceiro Setor?
O termo ESG ganhou força no mundo dos investimentos nos últimos anos, principalmente depois da pandemia do Covid-19, onde as pessoas começaram a se preocupar mais em consumir produtos e serviços de empresas que valorizam as ações éticas e sustentáveis. De acordo com estudos realizados, as empresas que praticam princípios de ESG, têm retornos até maiores que a média do mercado.
Toda essa pratica, pode ser transferida para a gestão do terceiro setor, onde o cenário atual exige uma atuação cada vez maior e mais eficiente das organizações que padecem pela falta de investimentos cada vez mais restritos devido à priorização de outras questões por parte dos doadores.
Ou seja, as entidades, podem atuar junto as empresas, trazendo novas possibilidades de negócios através da sua expertise na implementação e gestão de projetos sociais por exemplo, e para o terceiro setor, surge a possibilidade recursos financeiros para seus projetos, tornando-se assim uma política de “ganha-ganha”.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Acesso nosso blog para conteúdos relacionados a captação de recursos e terceiro setor. http://www.plataformaexitos.com.br
Post publicado em 09 de fevereiro de 2023.