A expressão “Terceiro Setor” surgiu em 1970, como resultado de uma divisão criada pelos Estados Unidos para identificar um setor de atuação focado na prestação de atividades voltadas à sociedade civil.

Terceiro Setor é o nome adotado para designar as instituições que não fazem parte do Estado e nem do mercado, mas que correspondem a uma terceira via, a da sociedade civil. O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social.

Três tipos mais comuns de entidades do Terceiro Setor:

  • Organização não Governamental (ONG)/Organização da Sociedade Civil (OSC): entidades nascidas, organizadas e com participação da população.
  • Fundações: formadas a partir da existência de um patrimônio destacado pelo seu instituidor através de escritura pública ou testamento, para servir a um objetivo específico, voltado a causas de interesse público.
  • Associações: formadas por grupos de pessoas com um interesse ou causa em comum.

Essas organizações possuem influência, direta ou indireta, na mobilização de recursos para iniciativas voltadas por exemplo, ao desenvolvimento sócio econômico e cultural, nas mais diversas áreas como cultura, esporte, educação, assistência social entre outras.