Primeiramente é importante ressaltar que para realizar consultas na Plataforma + Brasil, não é necessário ser cadastrado como usuário.
Mas pra quem está começando agora a se inteirar sobre os processos de transferências de recursos da União, via emenda parlamentar ou propostas voluntárias e, precisa operacionalizar a Plataforma + Brasil, é natural surgirem inúmeras dúvidas desde saber se sua organização ou seu município está cadastrado e com os dados atualizados ou então, quem pode fazer esses cadastros ou atualizações?
Toda essa consulta pode ser feita através de acesso livre, na aba cadastros, fazendo uma busca pelo CNPJ ou pelo nome de sua organização, de seu município ou de seu estado, a depender de qual órgão vocês estão vinculados ou que irão prestar serviços. Basta seguir o passo a passo que é bem intuitivo na plataforma e está descrito nos tutoriais disponibilizados pelo Ministério da Economia os quais, também ficam nos anexos das oportunidades que cadastramos na Plataforma Êxitos.
Pra quem está se familiarizando e vendo nisso tudo uma novidade, é importante observar que a Plataforma + Brasil possui 02 (dois) módulos relacionados ao cadastro de usuários. Um deles é para usuários que operam Transferências Especiais (somente municípios, estados e o distrito federal) e Fundo a Fundo e, outro é para cadastro de usuários que operam transferências discricionárias e legais, as quais podem ser destinadas para administração pública municipal, estadual, do distrito federal e também para as organizações do terceiro setor.
Para o sucesso do trabalho técnico e a efetivação do acesso aos recursos da União, é primordial seguir todos os passos de verificação dos cadastros, atualização de dados e cadastramento de novos usuários. Cadastros corretos, quando da indicação de uma emenda parlamentar por exemplo, a sua organização estará apta a proceder com o cadastro de propostas, gestão e execução dos objetos.