O que são e como vincular a captação de recursos aos ODS?

Em 2015, mais de 190 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.


O documento foi elaborado após muito estudo, fornecendo todas as informações do que é preciso ser feito para atingir um desenvolvimento mais humano e sustentável. Os ODS são compostos por 17 objetivos, que inclui 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo, nos âmbitos internacional, nacional e local.

O sucesso dessa agenda depende da atuação das mais diversas esferas de governo e instituições e, é preciso que os objetivos estejam incluídos em suas políticas e projetos. Visando auxiliar as mais diversas naturezas jurídicas na implementação de projetos e ações, a Plataforma Êxitos disponibiliza um leque de oportunidades de captação de recursos que vão ao encontro da implementação dessa agenda.

Conhecer esses ODS é  fundamental para entender para que ações a sua instituição pode captar recursos, de acordo com sua área de atuação.


Confira abaixo as 17 ODS:


1-Erradicação da Pobreza;

2-Fome Zero;

 3-Saúde e Bem Estar

4-Educação de Qualidade;

5-Igualdade de Gênero;

6-Água Potável e Saneamento

7-Energia Limpa e Acessível;

8-Trabalho Decente e Crescimento Econômico;

9-Indústria, Inovação e Infraestrutura

10-Redução das Desigualdades;

11-Cidades e Comunidades Sustentáveis;

12-Consumo e Produção Responsáveis

13-Ação Contra a Mudança Global do Clima;

14-Vida na Água; 15-Vida Terrestre

16-Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

17-Parcerias e Meios de Implementação