Colhendo Sucesso: A Arte da Perseverança na Captação de Recursos

Publicado em 29 de outubro de 2024

Trabalhar com captação de recursos vai além de uma paixão ou especialidade profissional – é uma verdadeira arte. Precisamos escrever nossos projetos de forma tão clara, objetiva e bem elaborada que encante quem os analisa, fazendo-os acreditar que nosso projeto, entre tantos, é o mais importante. Mesmo diante das negativas, que não são poucas ao longo de nossa trajetória, a persistência é essencial. Precisamos amadurecer nossas propostas até que, em algum momento, elas sejam reconhecidas com a mesma importância que nós as enxergamos. E então, vem a aprovação de um projeto que pode evoluir todo o nosso caminho, impulsionando avanços em gestão, inovação e na própria modernidade da nossa organização, independentemente de área de atuação.

A história da Êxitos é um reflexo desse processo. Começamos com uma ideia simples, que encontrou um investidor e, a partir disso, toda a criação e desenvolvimento da Plataforma Êxitos tomou forma. Foram muitos desafios: pensar no modelo de negócio, realizar muitos testes, homologar uma primeira versão e lançar ao mercado, sempre acompanhando e levando em consideração o retorno dos usuários. Se tivéssemos desistido nos primeiros tropeços, teríamos nos tornados apenas mais um CNPJ nas estatísticas de empresas que fecham em menos de dois anos.

Mas fomos persistentes. Acreditamos que nosso trabalho poderia ajudar organizações que buscam recursos para sobreviver ou ampliar seus projetos. E, ao longo do tempo, nos especializamos cada vez mais na captação de recursos, examinando os milhares de oportunidades que surgem anualmente.

Com o tempo, a equipe estruturada e a Plataforma Êxitos sendo usada ​​por pessoas de todo o Brasil, replanejamos nossas ações. Olhamos para as oportunidades que apresentamos em nosso conteúdo e identificamos que também poderíamos aproveitá-las como uma startup de inovação. Foi assim que participamos do Edital de Chamada Pública FAPESC nº 11/2024 – TECNOVA III/SC e, saímos vencedores.

Disso tudo, algumas considerações que acredito ser pertinentes. A principal delas é de que se acreditarmos de fato que é possível fazer acontecer e formos obstinados o suficiente, em algum momento “colheremos os frutos” de nossa dedicação.  Trabalhar com captação de recursos é isso, muito conhecimento técnico e acima de tudo, não nos abalarmos com os nãos que recebemos ao longo de nosso caminho. Se lideramos uma equipe, nossa responsabilidade é ainda maior e, precisamos que todos embarquem em nosso sonho, ou comprem nossa ideia, do contrário trabalharemos só e inevitavelmente não vamos longe. Precisamos liderar, não ser chefes, empolgar e dar liberdade de criação, não tolher as criatividades pois é na junção de ideias e fazeres que temos resultados de excelência.

Marli Burato