De Sonhos a Realidade: A Jornada da Nossa Empresa. O caminho da transformação

Publicado em 26 de setembro de 2024

A Plataforma Êxitos foi idealizada em 2013 com o propósito de transformar realidades. Fundada por Marli Burato, sua idealizadora, com o apoio de Celso Vedana, sócio financiador, e uma parceira técnica, o projeto surgiu a partir da crença comum no seu potencial de impacto positivo. Nossa trajetória começou em Itajaí, onde a paixão e a determinação se uniram para criar algo especial.

Desde os primeiros passos, enfrentamos desafios e celebramos conquistas, sempre guiados pelos valores, integridade, ética, ousadia, cooperação, excelência, comprometimento e resiliência. Ao longo dos anos, A Plataforma Êxitos evoluiu, adaptando-se às necessidades de nossos clientes e ao mercado, mas nunca perdendo de vista nossas raízes.

Marli Burato sempre acreditou no poder da colaboração e na capacidade de inovação como agentes de mudança.

Desde o início, sua missão foi oferecer algo que fosse além do comum, que realmente fizesse diferença na vida das pessoas e no trabalho das organizações. Apostando na ideia de que, com as ferramentas certas e o apoio necessário, é possível transformar desafios em oportunidades. Sua história comprova isso.

A seguir, algumas palavras da CEO, compartilhando sua visão e paixão por esse projeto transformador.

“Minha jornada remonta aos tempos do início de minha carreira profissional como consultora na área de captação de recursos, para administrações públicas municipais, há quase duas décadas.

Meu trabalho consistia inicialmente, através de diagnósticos, conhecer as realidades municipais, suas dores e demandas para atendimento de políticas públicas e entregas aos cidadãos.

A partir desse levantamento inicial, o passo seguinte era propor soluções, que iam desde uma busca incansável por possíveis fontes alternativas de financiamentos externos, elaboração de projetos para captação e execução desses recursos fossem eles do governo federal, estadual, de iniciativa privada ou organismos internacionais, haja visto que os municípios, na sua grande maioria, com receitas próprias, não conseguiam atender essas demandas que se avolumavam e perpassavam por todas as áreas da administração.

Passados muitos anos na estrada, atendendo mais de 100 municípios no estado de Santa Catarina, com ajuda de dois sócios (eu como uma das fundadoras e responsável pelo trabalho na ponta, junto ao cliente), estruturamos uma empresa de consultoria, recrutando talentos para formar uma equipe de excelência.

Grande parte do tempo de nossa equipe era dedicado a pesquisas, mapeamento e estudos de fontes alternativas de oportunidades de financiamentos, que pudessem vir a casar com as demandas municipais que coletávamos na rua e trazíamos pra dentro da empresa.

Nossa empresa foi muito pioneira na formatação desse modelo de negócio e, teve grande destaque em nosso estado, com avanços na oferta de soluções tecnológicas, produtos e serviços que resultavam em montantes vultuosos de recursos captados pelos municípios, com entregas substanciais de obras, serviços e equipamentos públicos.

Os anos de experiência e aperfeiçoamento me possibilitaram trilhar novos caminhos e, fui convidada a fazer parte do time da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

Foi nesse ínterim, entre a decisão de aceitar esse novo desafio que seria a implantação do escritório de projetos da FECAM e, a inquietação que me impulsionava a pensar em algo realmente inovador: COMO AUXILIAR O PROFISSIONAL NO DIA A DIA, A OTIMIZAR O TEMPO DE PESQUISA SOBRE FONTES ALTERNATIVAS DE RECURSOS, que tive um grande insight! Porque não criar um ambiente onde pudéssemos reunir todas as informações dispersas nos mais variados sites e canais e, facilitar o trabalho do pesquisador/captador de recursos¿ Fui amadurecendo a ideia e assumi meu novo posto de trabalho.

O escritório de projetos foi desenhado e com plano de ação traçado, partimos pra implementação do mesmo, que ganhou proporções a nível de estado, nos possibilitando atingir o objetivo que era atender a todos os municípios catarinenses, com foco em multiplicar conhecimento e formar equipes locais para captar e executar recursos.

O projeto foi um sucesso, novamente se destacando pelo pioneirismo e pelos resultados, mas sempre uma inquietação, pois eu sabia que poderia ir além e inovar ainda mais, dentro do que eu percebia que era um dos grandes gargalos do processo.

Era hora de tirar do papel minha nova ideia, que seria reunir em um único ambiente, todas as informações sobre oportunidades e fontes de captação de recursos para os municípios que estavam lá, em acesso livre, mas tudo disperso demais.

Foi então que demos início as tratativas para o desenvolvimento da Plataforma Êxitos, que se tornou um grande projeto, uma ferramenta tecnológica com o maior banco de dados sobre fontes de oportunidades de captação de recursos, que hoje está presente em todo o território nacional, atendendo não só municípios, mas diversas naturezas jurídicas como governos de estado, startups, universidades e Organizações da Sociedade Civil.”